segunda-feira, 11 de abril de 2011

Acha que já viu esporte radical?

Tem futuro!

Rodada decisiva - Libertadores da América


Jogos de Terça - Feira:

Colo Colo x Deportivo Táchira - 21:30
Jorge Whistelmann x Jaguares Chiapas - 20:15
LDU x Godoy Crúz - 17:15
Peñarol x Independiente - 17:15

Jogos de Quarta - Feira:

Estudiantes x Cruzeiro - 21:50
Guarany x Tolima - 21:50

Jogos de Quinta - Feira:

Caracas x Velez Sarsfield - 20:30
Universidad Católica x Unión Española - 20:30
Cerro Porteño x Santos - 20:30
Oriente Petrolero x Grêmio - 22:45
Junior Barranquilla x León de Húanuco - 22:45

O Grêmio joga na quinta contra o já eliminado e lanterna do grupo 2, Oriente Petrolero.
O Cruzeiro vai até la plata para fechar uma campanha excelente na primeira fase da libertadores.
O Santos joga com três desfalques importantíssimos contra o Cerro Porteño no Paraguai, uma derrota tira os brasileiro de São Paulo da competição.

Medicamentos baseados em maconha podem aliviar a dor sem efeitos psicóticos

Boa notícia para o campo da saúde: uma nova pesquisa que estudou os efeitos do principal componente da cannabis pode abrir caminho para a utilização de drogas como a maconha, que proporcionam alívio da dor, sem causar efeitos colaterais indesejados.

A cannabis é considerada um analgésico, que ameniza a dor no câncer, por exemplo, mas pode produzir efeitos colaterais desagradáveis, como alucinações e mobilidade reduzida.

Agora, uma nova pesquisa revelou que o tetrahidrocanabinol (THC), o componente ativo da planta, se liga a diferentes alvos moleculares para produzir tanto o efeito de alívio da dor quanto os efeitos que deixam as pessoas “chapadas”.

As pessoas ficam “chapadas” quando o THC se liga a uma âncora molecular nas células chamadas receptores canabinóides do tipo 1 (CB1). O estudo descobriu que o THC alivia a dor através da ligação com receptores de glicina (um composto de sinalização do cérebro), aumentando sua atividade.

Através de experimentos em ratos, os pesquisadores notaram que quando o receptor de glicina está ausente, ou quando sua atividade é bloqueada por outra droga, os animais apresentam dor mesmo quando tomam o THC, o que indica que os dois efeitos da droga (psicotrópicos e de alívio de dor) podem ser separados.

A descoberta pode por um fim na polêmica do uso medicinal da maconha. A separação há muito procurada dos efeitos intoxicantes do THC e seus efeitos médicos desejados pode tornar o composto um aliado da medicina.

Também podem existir outras maneiras de medicamentos à base de cannabis serem capazes de proporcionar alívio da dor sem efeitos colaterais. No ano passado, uma empresa lançou na Europa um medicamento à base de cannabis chamado Sativex, para atenuar os espasmos musculares dolorosos em pacientes com esclerose múltipla.

Até agora, não houve efeitos psicóticos persistentes com o uso do produto, em parte porque ele é liberado no corpo 20 a 40 vezes mais lentamente do que o THC é liberado quando a maconha é fumada.

O medicamento contém canabidiol (CBD), um componente da maconha que deve “amenizar” as reações psicóticas do THC. O Sativex está sendo testado nos EUA, para combater a dor em pacientes com câncer, e tem funcionado também.

Fonte: http://www.diariodaerva.com/2011/04/medicamentos-baseados-em-cannabis-podem.html

Bombas nucleares

Sempre que se fala em bombas nucleares logo nos lembramos de Hiroshima e Nagasaki. É do costume popular imaginar que as bombas lançadas nessas cidades eram de grande poder destrutivo (o que realmente eram). Mas, em comparação com as bombas nucleares que surgiram posteriormente, as bombas de Hiroshima e Nagasaki são comparáveis a “estalinhos”. Para entender isso é preciso saber de algumas coisas. Primeiramente, vamos aos tipos de bombas nucleares existentes:
Bombas de fissão nuclear - São as que utilizam a chamada fissão nuclear, onde os pesados núcleos atômicos do urânio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves quando são bombardeados por nêutrons. Ao bombardear-se um núcleo produzem-se mais nêutrons, que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia.
Bombas de fusão nuclear - Baseiam-se na chamada fusão nuclear, onde núcleos leves de hidrogênio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberam neste processo enormes quantidades de energia. Bombas que utilizam a fusão são também chamadas bombas-H, bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares, pois a fusão requer uma altíssima temperatura para que a sua reação em cadeia ocorra. A bomba de fusão nuclear é considerada a maior força destrutiva já criada pelo homem, embora nunca tenha sido usada em uma guerra.
Bomba de Nêutrons - Uma última variante da bomba atômica é a chamada bomba de nêutrons, em geral um dispositivo termonuclear pequeno, com corpo de níquel ou cromo, onde os nêutrons gerados na reação de fusão intencionalmente não são absorvidos pelo interior da bomba, mas se permite que escapem. As emanações de raios-X e de nêutrons de alta energia são seu principal mecanismo destrutivo. Os nêutrons são mais penetrantes que outros tipos de radiação, de tal forma que muitos materiais de proteção que bloqueiam raios gama são pouco eficientes contra eles. As bombas de nêutrons têm ação destrutiva apenas sobre organismos vivos, mantendo, por exemplo, a estrutura de uma cidade intacta. Isso pode representar uma vantagem militar, visto que existe a possibilidade de se eliminar os inimigos e apoderar-se de seus recursos.
As bombas de Hiroshima e Nagasaki eram de Fissão Nuclear. O que nem se compara as bombas de fusão nuclear. Para que se tenha uma idéia, para se dar “Start” na reação em cadeia de uma bomba de Hidrogênio (bomba de fusão nuclear), utiliza-se uma outra bomba, essa, de fissão nuclear, que é explodida primeiro, gerando assim a energia, o calor e a pressão necessários para que ocorra a fusão dos átomos de Hidrogênio, dando assim “Start” na bomba principal, de fusão nuclear.
Sobre a Potencia das bombas:
A potência das bombas é medida em quilotons (Kt). Para que se compreenda, um quiloton equivale a uma tonelada de TNT. As bombas de Hiroshima e Nagasaki possuíam cerca de 15Kt, 15 mil quilos de TNT, enquanto a bomba mais poderosa de todos os tempos, a Tsar ou Czar bomb, possuía cerca de 50Mt, isso mesmo, 50 Megatons, equivalente a 50 milhões de quilos de TNT. O gráfico abaixo exemplifica muito bem a diferença entre a potência dessas bombas:
As bombas nucleares existentes hoje em dia têm um poder destrutivo muito menor, por vários motivos, inclusive pela existência de tratados de não proliferação de armas nucleares. Mas no início dos experimentos nucleares, principalmente nas duas primeiras décadas, as coisas não eram assim. As bombas nucleares fabricadas naquela época tinham um poder destrutivo absurdo. Inúmeros testes foram realizados. Acredite, já foram lançadas mais de duas mil bombas nucleares em testes. O vídeo abaixo mostra todos os testes feitos de 1954 a 1998. Algo que poucas pessoas sabem é do grande risco existente na explosão de uma bomba nuclear. Pois a reação em cadeia gerada na detonação de uma dessas bombas é muito perigosa. A Tsar bomb, por exemplo, originalmente seria uma bomba de 100 Megatons. Mas os cientistas abandonaram essa idéia e decidiram fazer uma bomba de “apenas” 50 Megatons. Isso porque eles constataram que a energia destrutiva de uma bomba com mais de 30Mt poderia queimar e destruir a atmosfera. A imagem abaixo mostra que uma explosão acima dos 30Mt atinge a estratosfera.Toda bomba nuclear tem uma possibilidade de queimar a atmosfera (por causa de sua reação em cadeia). Por isso, americanos e russos fizeram um acordo de explosão subterrânea dessas bombas. As bombas de Nêutrons, por exemplo, tem uma chance ainda maior de acabar de queimando a atmosfera e, justamente por isso, nunca foram explodidas ao ar livre. Nas últimas décadas muito tem sido feito para acabar com a proliferação de armas nucleares. Mas ainda estamos longe de chegar a uma situação em que todos os países se livrem desses armamentos. Eu tenho um palpite para as bombas do futuro. Acho que utilizarão antimatéria na constituição das novas bombas (especula-se que já existam projetos para isso). Bem, se isso realmente acontecer, e eu espero que nunca aconteça, será num futuro razoavelmente distante (espero eu). Caso você tenha se interessado pelo tema, existe um documentário chamado Trinity and Beyond que mostra diversos testes nucleares. Neste documentário mostram também testes com bombas subaquáticas e canhões nucleares. Vale à pena assistir!

Receitas Quase lááá - Petit Gateau

 








 Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo derretido em banho maria ou no microondas
1 xícara de margarina sem sal
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
4 ovos
1 litro de sorvete de creme

Preparo:

Em uma vasilha, misture o chocolate derretido e a margarina.
Em outra junte a farinha, o açúcar e os ovos.
Misture bem, até ficar homogêneo.
Depois misture os dois, e coloque em forminhas untadas com margarina e leve a forno pré-aquecido.
Deixar uns10 á 15 min. (depende da potencia do forno) e servir com o sorvete.

Notícias do dia - 11/04/2011

China decide abrir mercado para carne suína brasileira, diz ministério - http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2011/04/china-decide-abrir-mercado-para-carne-suina-brasileira-diz-associacao.html

Inflação em países emergentes é risco à econômia mundial, diz FMI - http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/fmi-alerta-sobre-novas-ameacas-a-recuperacao-mundial.html

Gari passa mal ao fazer limpeza de escola após massacre - http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/emocionado-gari-passa-mal-ao-fazer-limpeza-de-escola-apos-massacre.html

Sarney diz que vai propor novo referendo sobre armamento - http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/04/sarney-diz-que-vai-propor-novo-referendo-sobre-desarmamento.html

Parlamentar é flagrado vendo vídeo pornô e renúncia na Indonésia - http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/04/parlamentar-e-flagrado-vendo-video-porno-e-renuncia-na-indonesia.html

Páginas