sexta-feira, 8 de abril de 2011

O preço absurdo dos combustíveis no Brasil

A gasolina e o álcool (agora chamado de etanol) estão com preços muito elevados. Isso acontece no país inteiro. É vergonhoso. Se o transporte público tivesse um mínimo de qualidade, isso não seria um grande problema, mas as passagens de ônibus nas cidades são caras de mais!
Os impostos deveriam ser diminuídos drásticamente para conter a alta dos preços. Mas diminuir impostos no Brasil parece ser algo quase impossível. A produção de combustíveis não acompanha o crescimento do país. Nossa nação irá continuar a crescer economicamente por bastante tempo, creio eu. Isso é ótimo, mas o custo deste crescimento deveria ser bem menor!
O governo que quer tanto conter a inflação, deveria começar pelos combustíveis, que além de sua própria inflação, indiretamente afeta (para cima) a inflação de vários outros produtos, afinal de contas, tudo que ocupa espaço é transportado!
O etanol só sobe, mesmo em regiões produtoras como a minha. Daqui há alguns dias, com a entrada da colheita de cana, os preços cairão muito. Esqueceremos talvez do que houve, chegará então uma época do ano em que a cana terá sido toda colhida. Os preços começarão a aumentar novamente e chegarão a patamares absurdos. Começaremos a reclamar de novo quando de nada mais isso adiantar.
Devemos ter mais memória e cobrar do governo mudanças nas politicas energéticas durante a época de preços baixos. Acho muito bom nosso país ser um dos poucos no mundo a contar com tanto biocombústivel, porém deveria existir um estoque pra regular os preços na entressafra.

São quatro grandes problemas:
1- Falta de armazenamento de etanol
2- Falta de incentivo a outras fontes energéticas para veículos (energia elétrica para carros híbridos ou toltamente elétricos)
3- Exagero de cobrança de impostos nos combustíveis
4- Produção que não acompanha o ritmo de crescimento do país (ótimo crescimento de cerca de 7,5% ao ano)

Segundo o jornal OGLOBO, em alguns lugares a gasolina já bateu em R$ 3,00!!! Imagina gastar três reais para andar cerca de dez quilômetros? Isso é uma triste realidade em alguns lugares!
Os investimentos e incentivos a veículos elétricos parecem ser inexistente

Fonte:
Skipp Redirect 2.6.0043
v2.6.0044
disponível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passaram pela moderação.

Páginas