sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tecnologia Espacial - Foguete Brasileiro lançado com sucesso!

Foguete Brasileiro lançado com sucesso na europa VBS - 30
O lançamento do VSB-30 V15 - TEXUS 49 ocorreu com sucesso, hoje, dia 29 Mar, às 6:00 h local, a partir do Centro de Lançamento de Esrange, em Kiruna - Suécia.

O Voo foi nominal, perfeito, e a carga útil recuperada. Segue os principais dados).
- Massa de carga útil: 379 kg;
- Apogeu: 268,2 km (nominal = 264,0 km);
- Tempo de microgravidade = 378 sec;
- Alcance = 92 km;
- ponto de impacto < 1 sigma;
- aceleração máxima do 1E = 7,9 g;
- aceleração máxima do 2E = 12,6 g.

O foguete alcançou a altitude de 268 km e a carga útil que continha quatro experimentos científicos, ficou por 06 minutos em ambiente de microgravidade e foi recuperada a 90 km do local do lançamento.
Neste lançamento, a ESA (Agência Espacial Européia) comemora 50 voos da carga útil TEXUS.
A Operação Texus 49 teve início em 18 de março e o lançamento somente ocorreu nesta data em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis (fortes ventos balísticos) nos dias anteriores.

O programa TEXUS

O programa TEXUS(Technologie-Experimente unter Schwerelosigkeit), começou em 1976 numa joint-venture entre o Ministério Alemão da Educação e Pesquisa e Ministério da Economia e Tecnologia através da Agência Espacial Alemã, o programa utiliza foguetes de sondagem para atingir condições de ambientes de micro-gravidade por uns 6 minutos.
Até dois foguetes são lançados por ano de Esrange. O foguete segue uma trajetória parabólica e podem alcançar uma altitude de 270km antes que volte a Terra e abra o para-quedas para que a carga seja recuperada por um helicóptero.
Durante os voos, os experimentos são realizados em módulos separados. Os dados são adquiridos através da telemetria durante o vôo e após a recuperação da carga útil. Os testes podem ser controlados e monitorados através de comandos por tele comandos.
O TEXUS programa oferece aos cientistas a oportunidade de realizar experimentos independentes em micro-gravidade e preparar experimentos para serem levadas na estação espacial. A favor do programa está o baixo custo de preparação em comparação a missões tripuladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passaram pela moderação.

Páginas